Posted on: junho 21, 2015 Posted by: admin Comments: 0

A síndrome da tensão pré-menstrual, TPM, é um problema de saúde comum que pode ser tratado com a Medicina Tradicional Chinesa. A TPM ocorre nos sete a dez dias antes da menstruação e desaparece logo após seu início. Causada pelas oscilações do equilíbrio hormonal do estrogênio e da progesterona, seus sintomas incluem nervosismo, irritabilidade, altos e baixos emocionais, depressão, retenção de líquido e dor nos seios.
Do ponto de vista dos padrões chineses de desarmonia, todos esses sintomas podem ser determinados com a estagnação do qi do fígado. Como o fígado armazena o sangue e controla o fluxo suave de qi, quase sempre ele é o órgão envolvido nos problemas menstruais. Quando o qi do fígado circula suavemente, o ciclo menstrual também é suave.

As ervas são uma dentre outras formas eficazes de tratar a síndrome pré-menstrual com a Medicina Tradicional Chinesa. A clássica fórmula fitoterápica para a estagnação do qi do fígado é a Xiao Yao Wan. Ela é tomada diariamente até o início da menstruação, interrompida durante período menstrual e recomeçada, diariamente, quando a menstruação acabar. Esse cronograma deve ser seguido por três ou quatro meses e interrompido por um mês, o que na maioria das vezes resolve o problema harmonizando de forma mais duradoura as estagnações que geram a TPM. Essa é uma das fórmulas tradicionais chinesas prescritas com mais frequência e muitas mulheres sentem um grande alívio com seu uso. Também é adequada para homens com sintomas da estagnação do qi do fígado, como nervosismo, irritabilidade e depressão, importante salientar é que, sempre, a procura de um profissional habilitado é o caminho mais correto para o uso eficaz desta importante e magnífica terapia que proporciona resultados espetaculares e eficientes: a fitoterapia chinesa.