Posted on: setembro 28, 2015 Posted by: admin Comments: 0

Rinite alérgica na visão d MTC,

Fitoterápicos e florais indicados

 

A primavera chegou, e com ela, as modificações intensas que ocorrem no clima neste período, interferem diretamente com força e vigor em nossa saúde, em especial nas rinites alérgicas, sinusites e outras desordens respiratórias.

Para quem é alérgico a interferência das variações do clima que ocorrem nesta estação afeta diretamente o aumento das secreções nas vias respiratórias superiores. Somado a isso as interferências externas dos  alergênicos como mofo, poeira, cigarro, perfume e pólen completam o quadro de agentes gatilho destas enfermidades.

 

Na visão da MTC essas doenças (asma, rinite e sinusite) tem uma denominação comum que seria  chamado Bi Yuan, Bi Qiu e Qiu Ti que significam “obstrução nasal”.

A Etiologia mais abrangente é de uma invasão de vento-frio e no canal do Pulmão. Esse frio pode ser tornar calor por estase e o Pulmão perde a capacidade de difusão e descida do Qi (energia). No nariz ocorre uma estagnação local de Qi, Jin Ye e Xue (elementos conhecidos dos profissionais da Medicina Tradicional Chinesa), levando à obstrução e a possibilidade de secreção incolor (estase de Jin Ye), branca (frio), ou amarela (calor).

Na medicina chinesa os padrões, ou seja, o conjunto de sintomas que envolvem a obstrução nasal se divide em quatro grupos:

  • Def de Qi do Pulmão e Qi defensivo.
  • de Qi do Baço.
  • de Yang do Rim e fraqueza do Vaso Governador..
  • de Qi e estagnação de Sangue.

Em linhas gerais quando ocorre obstrução nasal suas causas são deficiências, que podem ser constitucional ou adquirida, onde a invasão é sempre recorrente. Assim, o Wei Qi, o Yang dos Rins e o Baço tenderão a estar sempre em deficiência. Esse é o “padrão básico”. Já a manifestação ocorre no nariz e na cabeça. .Assim, é de vital importância tonificar Pulmão, Yang dos Rins e Baço. Dessa forma já se resolve a Umidade/Mucosidade e se fortaleçe o “sistema imunológico”.

É de vital importância também neste período, das reações, deixar de consumir leite de vaca, chocolate, feijão, alimentos gordurosos e que são fontes expressivas de mucosidade. Cortar esses alimentos é essencial para a evolução rápida do quadro.

Podemos ainda sugerir que seja consumido chá de gengibre fresco que tonifica o Qi geral, fortalece o Baço e Pulmão, provoca movimento, aquece e libera a superfície . Pode ser orientado também o uso de anis estrelado, canela e cravo-da-índia. O consumo de rabanete também é benéfico para o Pulmão.

Quanto aos florais os que mais se tem destacado nas crises e tratamento dos padrões energéticos que envolvem essas alergias são os Florais de Hoffmann nr 3 Xantium Combination, esses florais similares aos fitoterápicos chineses agem não só no emocional, mas também diretamente nos padrões energéticos que causas as rinites, sinusites e “nariz entupido”, provocando bem estar e aumento da imunidade geral e local.