Posted on: junho 21, 2015 Posted by: admin Comments: 0

Mestre-Yun-Xiang-Chen

No último mês de abril esteve no Brasil o Mestre Yun Xiang Chen, especialista em Medicina chinesa, ministrando cursos na Sociedade Taoísta do Brasil dando ênfase à saúde. O que chamou a atenção de alguns participantes foi que em todos os cursos ele  mostrou claramente como a alimentação é a base fundamental da saúde e longevidade e como ela pode ser usada como terapia.

A dietoterapia   chinesa é bastante complexa. Para entender o efeito fisiológico de cada alimento, temos de entender primeiro a nossa fisiologia geral, na saúde e na doença, segundo esta medicina

Nos cursos, Mestre Chen sintetizou suas recomendações seguindo uma linha ocidental de análise alimentar,por estarmos aqui, mas que, em sua maior parte, está de acordo com as recomendações clássicas da medicina chinesa.

Ele se baseou na medida do pH do sangue humano. A sigla significa “potencial Hidrogeniônico” e trata-se de uma escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. A escala compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. O pH saudável do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino, em torno de 7,45.

Mestre Chen mostrou como a alimentação moderna, e especialmente a ocidental, tende a tornar o pH do nosso sangue muito mais ácido. O ambiente ácido é propício para o surgimento de muitas doenças, especialmente o câncer. Portanto, sua grande recomendação foi o aumento de alimentos alcalinos e a diminuição dos alimentos muito ácidos.  É importante entender que nesta diferenciação leva-se em conta a acidez e a alcalinidade que o alimento provoca em nosso metabolismo e não o pH do alimento em si. Um grande exemplo é o limão, que, em si, é ácido, mas provoca um ambiente muito alcalino em nosso organismo.

Esta relação da alimentação saudável com o pH sanguíneo não é própria da medicina chinesa e sim dos estudos recentes da ciência, mas que confirmam o que nessa medicina já se sabia a muito tempo,  que os alimentos que provocam a acidez em demasia são prejudiciais, por serem formadores de Mucosidade-Calor. Este termo  é utilizado  na medicina chinesa para se referir formação de resíduo metabólico (Mucosidade) que tende a  gerar processo inflamatório (Calor). Este é o pior tipo de fator patogênico,que mantém doenças mais difíceis de serem tratadas, incluindo o câncer.

tabela-acida